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Acesso às Oficinas (somente para inscritos)

Programação de Oficinas do ESUD/CIESUD 2020

Propostas de Oficinas – Submissões até 27 de outubro

As oficinas podem ser propostas por profissionais da Educação, atendendo ao limite máximo de três proponentes. Devem ser planejadas para uma sessão síncrona de 2 horas, realizada por meio de ferramenta de vídeochamada disponibilizada pelo evento (Zoom) e com apoio do ambiente virtual (Moodle) para organização dos participantes, registro de atividades propostas e disponibilização antecipada de material.

O número máximo de participantes permitido por oficina é de até 100 inscritos.

As oficinas serão realizadas entre os dias 10 e 12 de novembro, no turno da manhã, em escala a ser organizada posteriormente pelo comitê de programação do evento.


REQUISITOS PARA SUBMISSÃO

O proponente deve ser associado UNIREDE, colaborador ou institucional (veja aqui se sua instituição é associada), e estar inscrito no evento. A proposta deve contemplar assunto relevante e articulado às temáticas dos eixos do ESUD e CIESUD 2020 e atender aos itens definidos no template logo abaixo.

Clique aqui para baixar o template de proposta de oficina.

SUBMISSÃO

O proponente deverá enviar sua proposta em arquivo editável para o email: esud2020@gmail.com, até o dia 27 de outubro de 2020.


SELEÇÃO

Serão aceitas até 10 oficinas, considerando os seguintes critérios:
a) atendimento aos quesitos de submissão;
b) aderência a uma das linhas do evento;
c) clareza na proposta metodológica;
d) inovação;
e) relevância.


LINHAS TEMÁTICAS PARA SUBMISSÃO DE OFICINA

Trilha Temática I – Cenários da aprendizagem em rede
● Fundamentos teóricos, epistemológicos e metodológicos da educação em rede;
● Trajetórias individuais e a personalização da docência online;
● Acordos de cooperação institucionais, em âmbito regional, nacional e internacional;
● Programas e cursos de graduação e pós-graduação em rede;
● Práticas pedagógicas em EaD e em cenários híbridos.


Trilha Temática II – TDICs: Inovação e desafios
● Mídias e ferramentas educacionais (Recursos Educacionais Abertos, Objetos de Aprendizagem, MOOC, jogos, laboratórios virtuais, conexões de ambientes virtuais formais e informais);
● Processos formativos de pessoal (equipes multidisciplinares, docentes, autores, tutores, gestores etc.);
● Concepção, produção, adaptação e avaliação de materiais didáticos;
● Suporte tecnológico digital e de rede.

Trilha Temática III – Políticas públicas, gestão educacional e institucionalização na EaD
● Políticas públicas: estratégias, formulação, implementação e avaliação;
● Estruturação e institucionalização de modelos de educação em rede;
● Fundamentos, tipologias e processos de gestão institucional, pedagógica e tecnológica;
● Gestão de pessoas, finanças, orçamentos e marketing no âmbito das instituições.

Trilha Temática IV – Desafios para a inclusão e permanência na educação em rede
● Programas e práticas de inclusão e acesso na educação em rede;
● Políticas de acessibilidade e permanência de Pessoas com Deficiência;
● Metodologias inclusivas, tecnologias assistivas e os desafios educacionais em ambientes virtuais;
● Capacitação de docentes, tutores e apoiadores em EaD para acessibilidade e acompanhamento de Pessoas com Deficiência.