Envio de arquivos – Palestras e Webinários

Nesta página você tem orientações de como gravar seu vídeo de apresentação, disponibilizar no Youtube e enviar todas as informações necessárias.

Basta clicar em uma das opções abaixo para receber as instruções.

Como gravar sua participação?


Formato

O vídeo deverá ser gravado na horizontal, para encaixar no formato do Youtube.

O vídeo deve ser gravado com a câmera traseira do celular, pois ela possui a melhor qualidade.

Os vídeos devem conter de 20 a 30 minutos de duração.

Não é preciso enviar vinheta de abertura ou de encerramento, as mesmas serão inseridas pela equipe responsável pelo evento.

Os palestrantes devem acessar a plataforma de transmissão 30 minutos antes da transmissão. (para testes de câmera, áudio e alinhamento com as traduções).


Iluminação

Busque um local com luz natural forte, de preferência perto do meio-dia em um ambiente semiaberto, mas não exposto diretamente à luz do sol (embaixo de uma árvore ou perto de uma janela da casa onde entre luz).

Se posicione contra a fonte de luz (céu aberto ou janela) de maneira a fazer a luz bater em seu rosto e não na lente câmera que está gravando. A ideia é que a fonte de luz ilumine você, mas sem aparecer na filmagem.

Evite que qualquer fonte de luz (sol, lâmpadas, céu aberto) atinjam a lente durante a gravação da câmera. Quando uma fonte de luz forte atinge a câmera, ela escurece toda a imagem para balancear e acaba impactando de maneira extremamente negativa a qualidade.


Enquadramento

Procure o enquadramento americano, na altura dos ombros. Esta é apenas uma medida de referência, não se preocupe se filmar levemente mais abaixo ou acima.
Fique a mais ou menos um braço de distância da câmera, procurando a distância ideal para aparecer seu busto. É importante que não seja muito perto e nem muito longe.

Busque ficar no centro da filmagem e certifique-se de deixar espaço entre a sua cabeça e a parte superior do vídeo.
Evite ambientes com muita poluição visual ao fundo, busque um cenário neutro que não vá chamar mais atenção do que você.
Sente-se e apoie o celular em alguma mesa, utilizando-se de livros, cadernos e objetos para ajudar a manter o celular parado e na altura necessária.

Se possível, peça ajuda de alguém para enquadrar você, mas caso esteja sozinho(a), posicione primeiro a cadeira e faça uma gravação da cadeira imaginando sua altura sentado(a) nela.

Faça testes de gravação até ter certeza de que o celular está bem posicionado.


Áudio

Busque um ambiente silencioso para a gravação.

Procure falar de maneira clara e em tom mais elevado.

Tenha muito cuidado com ruídos externos e com o vento; se perceber que está batendo vento no celular no meio da gravação ou que tem muitos carros passando ao fundo, regrave até ficar bom ou procure outro local.


Dicas Gerais

Tome cuidado com vestimentas muito casuais ou muito chamativas, busque colocar roupas mais neutras e formais, se possível.

O vídeo está finalizado.
Como enviar o link?


Criando um conta no Google

Faça uma pesquisa no Google com “Criar conta Google e acesse o primeiro link.

Caso você já tenha um e-mail criado no Gmail, pule para o passo 3.


Preencha os dados do formulário


Acesse o YouTube

Já logado em uma conta Google, clique neste ícone

Clique no ícone do YouTube.


Envie o seu vídeo para o Youtube

Localize o ícone indicado na imagem.

Clique em “Enviar Vídeo”


Configure o seu canal do Youtube

Clique no ícone indicado.

Role a página até o final e clique na opção indicada.


Envie o seu vídeo

Na página do seu canal, clique no botão indicado.

Clique no botão “Selecionar arquivos” e então escolha o arquivo do seu vídeo.

Escolha um título para o seu vídeo e então clique em próximo.

Após o envio do vídeo, copie o link como indicado abaixo e cole no campo do formulário de envio de dados.

Enviar Informações



    Formatos aceitos png, jpg e jpeg de até 2mb


    Em caso de dúvidas, envie um e-mail para esud2020@ciar.ufg.br.